O Projeto Anual Educação e Tecnologia: Conexões, Sensações e Transformações é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Torres, que busca promover uma abordagem inovadora no processo educacional, integrando conceitos de tecnologia e proporcionando experiências significativas aos alunos. Nesse contexto, o Projeto Vivenciando Torres surge como uma oportunidade única de explorar a história, a cultura e as potencialidades do município, especialmente neste ano em que Torres foi reconhecida como a Capital Nacional do Balonismo.
Projeto Vivenciando Torres
Iniciadas em 8 de abril, as atividades do Projeto Vivenciando Torres têm como objetivo principal envolver os alunos em um processo de aprendizagem ativa e participativa, estimulando o protagonismo juvenil e a valorização do patrimônio local. Em parceria com o “Comboio Artístico da Alegria”, da Tribu di Arteiros, a Secretaria de Educação tem promovido uma série de atividades lúdico-pedagógicas nas 17 escolas da rede municipal.
Por meio de performances teórico-práticas-culturais, que envolvem música, percussão corporal, jogos musicais e ritmos, os alunos têm a oportunidade de vivenciar a história e as tradições de Torres de uma forma criativa e estimulante. Além disso, as atividades buscam promover a integração entre a comunidade escolar e o 34º Festival Internacional de Balonismo, que acontece na cidade.
A parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e Educação tem sido fundamental para fortalecer o envolvimento da comunidade com o evento, proporcionando experiências enriquecedoras e fortalecendo os laços de pertencimento dos cidadãos com sua cidade. O objetivo é fazer com que as pessoas se sintam parte do Festival Internacional de Balonismo e se orgulhem de viver em uma cidade tão especial como Torres, que este ano completa 146 anos de história.
Em suma, o Projeto Vivenciando Torres durante o 34º Balonismo não apenas enriquece o currículo escolar dos alunos, mas também fortalece a identidade cultural e comunitária do município, promovendo uma educação mais significativa e integrada com o contexto local.