O relatório de atendimento do Pronto Atendimento de Torres é uma análise semanal divulgada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, que apresenta o quantitativo de consultas realizadas na unidade. Esta semana, de 18 a 24 de março, não foi exceção, com um total de 1.717 atendimentos registrados.
O Pronto Atendimento opera 24 horas por dia, garantindo assistência à população durante toda a semana. Ao chegar à unidade, os pacientes são avaliados por profissionais de enfermagem, que os classificam em quatro níveis de risco, seguindo um protocolo institucional.
Após a triagem, os pacientes são encaminhados para atendimento de acordo com a gravidade de seu quadro clínico. Os casos graves, classificados como vermelhos, são atendidos preferencialmente no hospital, enquanto os casos de emergência, amarelos, são atendidos após as urgências. Os casos menos graves, verdes, também recebem atendimento médico, e os casos de menor complexidade, azuis, são direcionados preferencialmente aos postos de saúde dos bairros (ESFs).
O relatório de atendimento semanal
O relatório de atendimento semanal é uma iniciativa da Secretaria de Saúde para manter a transparência e informar à comunidade sobre o funcionamento e a demanda do Pronto Atendimento. O documento é divulgado publicamente, sendo disponibilizado para acesso de todos os interessados.
Além disso, a Prefeitura de Torres também reforça os horários de funcionamento dos ESFs, que atendem nos seguintes horários: das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 12h nas sextas-feiras. O Posto Central tem horários diferenciados, funcionando das 8h às 17h às segundas e sextas, e das 8h às 20h às terças, quartas e quintas. Essas medidas visam garantir o acesso da população aos serviços de saúde, proporcionando atendimento de qualidade e de acordo com a necessidade de cada paciente.